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<b>Unemat</b>- Café Filosófico discutiu pensar infantil
<b>Unemat</b>- Café Filosófico discutiu pensar infantil
11/04/2005 17:36:11
por Coordenadoria de Comunicação Social

O ensino fundamental hoje, além das práticas pedagógicas tradicionais, precisa trabalhar o pensar infantil. Com base neste conceito, o filósofo Alceu Zóia ministrou uma palestra no último sábado, durante o 3º Café Filosófico, promovido pelo departamento de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unemat em Cáceres.

Para uma platéia formada por pais, acadêmicos e professores, o professor falou sobre a necessidade da aplicação da filosofia no processo de formação das crianças durante o ensino fundamental.

Segundo ele, experiências como as que introduziram a filosofia nas grades curriculares americanas na década de 70, precisam ser aplicadas com mais intensidade nas escolas brasileiras.

Na opinião do filósofo, durante o processo de formação de futuros professores, é preciso que eles desenvolvam métodos alternativos de educação que façam com que as crianças além de aprender a ler e escrever, também aprenda a pensar. “No caso americano, as teses filosóficas foram transformadas em história em quadrinhos e deram certo”, explicou.

O Café Filosófico é um projeto de extensão do departamento de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unemat, em Cáceres e é desenvolvido pelo professor de Filosofia, Aparecido Assis.

De acordo com o professor, o projeto é uma contribuição da educação para o progresso moral que tem como título, Para o bem em Kant, um filósofo alemão que atacava a formação critica e ética do ser humano. “Nosso papel é difundir as boas práticas da filosofia que contribuem para formação do cidadão”, esclareceu o professor.

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